Logo
Logo
Banner Diolaser Banner Diolaser Banner Diolaser Banner Diolaser
Escolha uma Unidade

Estado:

Unidade:

Notícias


Novembro Azul: incentive quem você ama a se prevenir


22/11/2017 - Visualizações: 74


Novembro Azul: incentive quem você ama a se prevenir

Outubro Rosa sai de cena para entrar o Novembro Azul, uma campanha que visa chamar a atenção para o câncer de próstata, o tipo da doença que mais afeta a população masculina no Brasil. Há muitos motivos para se preocupar, mas o principal deles é a falta de cuidados com a saúde do homem: de acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia, 51% desse público nunca consultou um urologista. 

Esses são apenas alguns dos fatores para que a campanha Novembro Azul ganhe cada vez mais força e importância na conscientização de como se prevenir do câncer de próstata

A origem do Novembro Azul

Sua origem se deu na Austrália, em 2003, como uma forma de aproveitar as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado em 17 de novembro.

No Brasil, o movimento ganhou força com o Instituto Lado a Lado pela Vida, com o propósito de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e fazer o exame de toque.

Quebrando Estigmas

Os aspectos culturais, como o machismo, têm impacto no diagnóstico e controle da doença, muitas vezes associada com a perda da virilidade. Como consequência, há o isolamento e a baixa autoestima do paciente que, não raro, tem dificuldade para buscar ajuda e médica e durante o tratamento precisa se afastar das atividades laborais.

Além do tabu em relação ao exame, outro aspecto relevante é o fato de que a maioria de casos é assintomática. É diferente de outros tipos de câncer, em que aparece algo no seu corpo, algo que provoca medo e te faz ir ao médico. Em larga maioria, só há sintoma quando já está muito avançado.

Prevenção ano inteiro

É importante que o homem desenvolva hábitos saudáveis de vida. Mantendo uma atividade física regular, controlando o peso, evitando o tabagismo e tendo uma alimentação saudável pobre em gordura animal, com pouca carne vermelha, rica em vitamina A e D, com frutas, verduras, legumes e cereais, se possível tudo com a orientação de um nutricionista. 

Sobre o exame

O procedimento para o diagnóstico inicial da próstata se baseia no toque retal e no exame de sangue, para medir os níveis de PSA (antígeno prostático específico). Além disso, é feita uma avaliação dos sintomas que o paciente apresenta, se tem dificuldade para urinar ou alguma outra queixa em relação a isso. Se ele estiver bem, é orientado a voltar em um ano; já se apresentar alguma alteração no toque retal ou na dosagem do PSA, é direcionado para outros exames mais profundos. A recomendação é procurar o urologista pelo menos uma vez por ano para fazer seu check-up.

Comentários:

Ninguém comentou ainda, clique aqui e seja o primeiro a comentar.