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Os benefícios da caminhada diária


30/08/2017 - Visualizações: 224


Os benefícios da caminhada diária

Não existe exercício mais fácil de praticar do que a caminhada. Ela não exige habilidade, é barata, pode ser feito praticamente a qualquer hora do dia, não tem restrição de idade e ainda pode ser feita dentro de casa se a pessoa tiver uma esteira. Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de 20 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana.

Além da melhora do condicionamento físico, as vantagens de caminhar para a saúde do corpo e da mente são muitas, e comprovadas pela ciência. 

Vejamos então quais são elas:

Melhora a circulação – Um estudo da USP de Ribeirão Preto detectou que caminhar durante 40 minutos diminui a pressão arterial durante 24 horas após o exercício. Isso acontece pois durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sangüíneos a se expandirem, diminuindo a pressão. Além disso, a caminhada faz com que as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo.

Pulmão – As vantagens da caminhada regular também chegam aos nossos pulmões com bastante força. As trocas gasosas ficam mais poderosas quando caminhamos com frequência.  Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de secreções e poeiras.

Reduz o risco de contrair Câncer de cólon -  Porque as caminhadas conseguem melhorar a digestão, evitando que alimentos meio digeridos e matéria fecal se acumulem.

Combate a Osteoporose – O impacto que os nossos pés têm com o chão durante a caminhada faz com que os nossos ossos sejam beneficiados. A compressão dos ossos da perna, junto com a movimentação de todo o nosso esqueleto enquanto caminhamos faz com que exista mais estímulos elétricos nos ossos do corpo.  Esse estímulo deixa mais fácil a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propícios a sofrerem com osteoporose.

Afasta a depressão – Quando praticamos seja lá qual for o exercício, nosso corpo libera ainda mais um hormônio chamado de endorfina, que é responsável pela sensação de alegria, relaxamento. Esse hormônio, que é produzido pela hipófise, é muito importante. Depois de um tempo é necessário praticar o exercício com mais frequência, se tornando um círculo vicioso.

Melhora a autoestima – Um estudo realizado no Reino Unido detectou que o humor e autoestima das pessoas que fazem qualquer que seja a atividade ao ar livre, em locais com muito verde, eram mais humorados e tinha a autoestima lá em cima. Já quem não o fazia tinha o efeito muito menor. Sendo assim, praticar uma boa caminhada ao ar livre tem suas vantagens quanto usar a esteira.

Saúde mental – Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Mas um estudo realizado nos EUA revelou que mais que isso, a caminhada é muito boa para retardar problemas relacionados ao cérebro, como perca de memória e atenção. Outro estudo feito pela Universidade de Pittsburgh, afirma que as pessoas que caminham em média 10 quilômetros por semana, apresentam metade dos riscos de ter uma diminuição no volume cerebral.

Diminui a sonolência – Caminhar faz com que o nosso corpo produza várias substâncias estimulantes, como por exemplo, a adrenalina. Essas substâncias fazem com que o corpo fique mais ativo nas horas posteriores a prática de exercício, além de melhorar nosso sono durante a noite.

Emagrece – Como não poderia deixar de ser, esse aqui é o principal benefício da caminhada, ao menos é o mais famoso. Todos aqueles que pretendem ganhar massa muscular precisam primeiro emagrecer, e a caminhada é e sempre será uma bela maneira de atingir este objetivo. Quando praticamos academia já o fazemos na esteira, mas aos finais de semana onde não vamos a academia, seria interessante caminhar ao menos 30 minutos. E não para por ai, como a caminhada acelera nosso metabolismo, acabamos perdendo peso ainda depois da prática do exercício.

Diminui a vontade de comer – Em mais um estudo, agora na Inglaterra, ficou provado que caminhar diminui a vontade de comer besteiras. Vários chocólatras ficaram sem comer o doce. Metade caminhou 15 minutos em uma esteira, a outra metade não. Os que caminharam tiveram a vontade de comer a guloseima quase extinta, provando que caminhar ajuda no combate a vontade de comer.

Bom para Diabéticos – A caminhada tem também uma enorme vantagem sobre aqueles que possuem diabetes. Caminhar estimula uma produção maior de insulina, substância que é responsável pela absorção da glicose pelas células do corpo. Isso acontece, pois, a atividade do pâncreas e do fígado são estimuladas durante a caminhada devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos.

IMPORTANTE: Procure beber bastante água para evitar a retenção de líquido, use creme hidratante diariamente caso caminhe debaixo do sol e lembre que nos dias nublados no verão os raios solares também queimam então, use sempre protetor solar.

Caminhe sempre de tênis, dê preferência aos com solado de borracha para evitar escorregões e que possuam palmilhas cômodas.

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