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Rotina de hábitos diários saudáveis


28/06/2017 - Visualizações: 339


Rotina de hábitos diários saudáveis

Embora a vida moderna nos faça pensar que precisamos de muitas coisas para nos sentirmos bem e felizes, a verdadeira felicidade está em termos qualidade nas coisas mais simples da vida, que não exigem dinheiro, tecnologia nem sofisticação: respirar livremente, se alimentar adequadamente, dormir, beber água, movimentar-se e ter pensamentos saudáveis.

Cada vez se fala mais da importância da autoestima. Ela amplia nossa consciência sobre a necessidade de olharmos pra nós mesmos com uma avaliação positiva, com carinho, com cuidado, com atenção. Para alcançarmos uma condição de saúde e qualidade de vida compatível com isso, é fundamental desenvolver uma rotina de hábitos diários saudáveis.

DESPERTAR

Para iniciarmos um bom dia temos que cuidar do nosso despertar. Um hábito muito desagradável que muitos cultivamos é o de acordar com o ruído do despertador. Mas como substituí-lo sem correr o risco de perder a hora? Uma boa opção é o vibrador do celular. Quando já temos o hábito do horário em que temos que despertar diariamente, a vibração do aparelho é suficiente para nos acordar. Mas se o som for necessário, que tal escolher uma música suave ao invés daquela barulhenta e estressante?

ALIMENTAÇÃO

De pé, pronto para as atividades rotineiras, não deixe de fazer sua primeira refeição. Se não há tempo para isso, procure se levantar mais cedo, mas não deixe de tomar um café da manhã antes de se envolver no seu trabalho. E mesmo que você não tenha que seguir uma dieta, procure comer alguma coisa de 3 em 3 horas. Além de manter seu corpo bem alimentado, você se obriga a fazer pequenas interrupções naquilo que está fazendo. Aproveite para tomar água - um dos hábitos fundamentais para a saúde.

As refeições principais, café da manhã, almoço e jantar podem seguir uma dica bem fácil: variedade de cores! Um prato colorido, onde as porções são equilibradas e sem exagero de quantidades, trará saúde, equilíbrio e bem estar. Mastigar bem, comer pausadamente e evitar assuntos que te aborreçam durante as refeições auxiliam nos processos de absorção e digestão dos alimentos. 

EXERCICIOS

E se você trabalha sentado, levante e dê uma caminhada, nem que seja até o banheiro. Estes são os momentos em que você também pode se alongar, além de executar breves exercícios de respiração, inalando ar lenta e profundamente, segurando a respiração por alguns segundos e soprando pela boca. Um ciclo de algumas respirações vai provocar um relaxamento imediato pela maior oxigenação de seu corpo, que alivia as tensões físicas e mentais. Estes pequenos intervalos ao longo do dia proporcionam um acréscimo importante em sua produtividade. Você vai perceber que volta à sua atividade com mais consciência de si, do posicionamento de seu corpo e das tensões de seus pensamentos, podendo interferir mais conscientemente nestes fatores daí em diante.

DESCANSO

Tão importante quanto se manter bem durante as atividades do dia, está o descanso e o preparo para uma boa noite de sono. Estabeleça o horário que é saudável para você ir para a cama e desligue todos os aparelhos eletrônicos que estão em seu quarto, tais como computador, televisão ou som. Ao se deitar, busque tranquilizar sua respiração e pensar em belas imagens, coisas bonitas, situações felizes, reais ou imaginárias. Isso influencia positivamente seu sono e seus sonhos.

OUTRAS DICAS IMPORTANTES

-  Exercite-se! Uma atividade física regular é muito valiosa pra sua saúde e autoestima

-  Estabeleça um horário para uma reflexão diária ou uma leitura

-  Ouça ou toque música, pinte, dance: atividades artísticas trabalham o lado direito do cérebro, ajudando a equilibrar as emoções

-  Mantenha ativa sua vida social. Tenha tempo para os amigos ou para estabelecer novas amizades

-  Participe de algum trabalho social: isso dá novas dimensões aos desafios do dia-a-dia

-  Procure conhecer técnicas simples de meditação e pratique alguns minutos por dia. Você vai se surpreender!

Você leu tudo isso, achou muito interessante, mas não se sente capaz de adotar algumas mudanças de hábitos que julga importante para sua vida, tente focar um único ponto de cada vez. Pratique por uma ou duas semanas e apenas depois de conseguir incorporar o hábito coloque pra si uma nova meta. E é possível que algumas sugestões sejam impraticáveis para você, em função do tipo de atividade que você exerce. O importante é não perder de vista o objetivo e ser capaz de adaptar as rotinas para que sejam possíveis no seu dia-a-dia. 

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