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7 Benefícios da yoga para o corpo da mulher

7 Benefícios da yoga para o corpo da mulher

Quem escolhe o Yoga como atividade física geralmente está em busca dos benefícios mais comuns que essa prática traz: ganho de flexibilidade, tonificação do corpo, entrar em forma e aliviar estresse e tensão.

Mas você sabia que a prática pode te ajudar com problemas que você provavelmente nem desconfiava, como a diminuir a ansiedade, melhorar o sexo e até mesmo a emagrecer?

Duvida?

Então descubra a seguir 7 benefícios surpreendentes do Yoga:

1- Reduz os sintomas da TPM

80% das mulheres sofrem com sintomas da TPM. Cólicas, inchaços, dores de cabeça: quem não sofreria, não é mesmo? A boa notícia é que tudo isso pode ser aliviado e até curado com Yoga.

Como melhora a circulação do sangue para os órgãos genitais, o Yoga tem um grande poder na redução das cólicas.

Outro inimigo da mulher nessa fase é o estresse, que pode agravar os sintomas. Uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), constatou que um programa de Yoga pode reduzir em até 50% o cortisol, hormônio do estresse.

Além disso, as poses trabalham com receptores proprioreceptivos, partes do sistema nervoso espalhados pelos órgãos. Esses receptores estão localizados em articulações, tendões e músculos, ou seja, o Yoga estimula todas essas áreas através das diferentes posturas e assim melhora o controle do Sistema Nervoso em geral!

2- Alivia a enxaqueca

Pesquisadores indianos dividiram pacientes que sofriam de enxaqueca em dois grupos.

Metade fez 5 sessões de Yoga por 6 semanas, enquanto as outras 30 pessoas continuaram apenas com o tratamento padrão.

Após testar a frequência, a intensidade e o impacto das enxaquecas, os pesquisadores não tiveram dúvidas: o grupo com Yoga deu sinais de uma melhora bem mais rápida.

3– Melhora o sexo

Sexo é corpo, coração e cabeça. E o Yoga é bom para tudo isso.

Um estudo publicado no Journal of Sexual Medicine concluiu que após 12 semanas de Yoga todas mulheres que participaram da pesquisa conseguiram ter aumento do apetite sexual, performance, orgasmo, satisfação e principalmente, a confiança.

Homens também podem se beneficiar do Yoga.

Foi possível notar um aumento na circulação do sangue para os órgãos genitais e por isso Yoga também é indicado para combater a ejaculação precoce e a falta de ereção. oce e a falta de ereção. 

4- Mantém a fertilidade lá em cima

Alguns estudos que indicam o Yoga como um possível elevador de fertilidade, principalmente por causa diminuição do estresse que envolve uma decisão tão importante: a de ter um filho.

O equilíbrio hormonal e a circulação de sangue nos órgãos genitais seriam benefícios secundários mas também importantes para quem está tentando ter um bebê. 

Como não sobrecarrega as articulações, essa modalidade é uma das mais indicadas para gestantes. Além disso, ajuda a fortalecer a musculatura da pelve, muito usada no parto.

As únicas restrições são poses que colocam a mulher de barriga para baixo ou que exigem torções do abdômen. De qualquer forma, consulte seu médico antes de fazer qualquer atividade física.

5- Combate os ataques a geladeira 

Essa vem da Universidade de Washington: os pesquisadores descobriram que a prática do Yoga leva a um maior conhecimento do próprio corpo e que isso nos faz tomar decisões melhores quando a fome bate.

O que isso quer dizer?

Que agora você tem consciência que os ataques a geladeira serão bem ruins para a dieta.

Se mesmo assim você não resistir, existe uma grande chance de que os alimentos que você vai comer na calada da noite sejam opções saudáveis, para matar a fome mesmo e não para “curar ansiedade”.

Isso acontece por causa da mistura entre benefícios mentais e físicos do Yoga.

Através das técnicas de respiração é possível “desacelerar” a mente e escolher com mais sabedoria como se alimentar.

Por outro lado, como é um exercício que traz tonificação aos músculos, o Yoga ajuda a emagrecer, deixa seu corpo mais bonito e por isso dificilmente você vai querer estragar esse progresso com escapadas à geladeira no meio da noite.

Esta aí a receita para emagrecer.

6- Alivia a ressaca

“Depois de uma noite regada a bebida alcoólica, Yoga talvez seja a última coisa que passa pela sua cabeça, mas é exatamente o que você deveria fazer”, diz a instrutora Linda McGrath.

Para ela, Yoga é uma bela maneira de desintoxicar o organismo já que ajuda a aumentar o metabolismo, melhorar o trabalho da tireoide e a circulação do sangue.

Todos esses benefícios ajudariam a curar ressaca bem mais rápido do que ficar tomando água deitado na cama.

Um estudo publicado no Journal of Physical Activity and Health comparou a memória e a concentração de dois grupos de pessoas: um desses grupos fez Yoga por 20 minutos, enquanto o outro foi correr.

Adivinha quem foi melhor nos testes? Quem fez, Yoga, claro!

Reduzindo o estresse mental e a tensão muscular conseguimos organizar o que passa em nossa cabeça, e assim colocar as funções cognitivas (memória, atenção, linguagem) em ordem.

Os pesquisadores dizem que o futuro é mapear como as diferentes áreas do cérebro se comportam quando fazemos Yoga. Parece que ainda há muito a descobrir, mas não há dúvidas de que o Yoga te deixa mais inteligente.

7- Turbina a Imunidade 

Pesquisadores da Universidade de Oslo, na Noruega, descobriram que a prática do Yoga provoca alterações em genes relacionados a imunidade, a nível celular mesmo!

E isso não demora a acontecer, já é visto durante a prática.

Os 10 participantes fizeram Yoga por duas horas nos dois primeiros dias. Nos últimos dois dias, caminharam por uma hora e ouviram jazz e música clássica.

Os resultados foram impressionantes! Enquanto a caminhada e a música mexeram com 38 genes presentes nas células imunes examinadas, o Yoga produziu quase 3x mais mudanças, em 111 genes!

 

 

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