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Os benefícios do café para sua saúde: você vai ficar de queixo caído

Os benefícios do café para sua saúde: você vai ficar de queixo caído

A ciência nos confirma por meio de incontáveis pesquisas: quanto mais café você bebe, mais você vive.

São muitos estudos que mostram que as pessoas que bebem mais café vivem mais e reduzem os riscos de desenvolver doenças como alzheimer e diabetes.

E por que o café é tão benéfico?

Segundo o estudo publicado, o café é a maior fonte de antioxidantes da dieta ocidental, que evitam a produção de radicais livres, os responsáveis por problemas coronarianos e até mesmo pelo câncer.

Ele tem muito mais antioxidantes que a combinação de frutas e vegetais. Impressionante, não? Diversos estudos demonstram que quem bebe café, vive mais. A bebida é considerada uma das mais saudáveis do mundo.

Sem entrar em detalhes mais técnicos, acredita-se que a oxidação é um dos responsáveis pelo envelhecimento e por acelerar algumas doenças comuns hoje, como câncer, que já citei logo acima.

Então, quando você toma uma xícara de café, você não está apenas ingerindo cafeína, mas também uma infinidade de antioxidantes poderosos e compostos muito benéficos.

Muitos estudos mostram que pessoas que bebem café vivem mais que as que não bebem

São muitos os estudos que já comprovaram que quando as pessoas bebem café, elas têm um risco muito mais baixo de morrer por uma série de doenças sérias.

Em uma pesquisa publicada no New England Journal of Medicine, em 2012,  402.260 pessoas, com idade entre 50 e 71 anos, foram questionadas sobre o consumo de café. Depois de acompanhá-las por cerca de 13 anos, percebeu-se que aquelas que bebiam mais café estavam significativamente menos propensas à morte. 

Quando foram observadas as causas específicas de morte, os pesquisadores descobriram que quem bebia café tinha menos probabilidade de morrer de infecções, lesões e acidentes, doenças respiratórias, diabetes, acidente vascular cerebral e doenças cardíacas.

E quanto café eu posso tomar por dia?

A média ideal parece estar entre 4 e 5 xícaras por dia. Claro que você pode beber mais, mas, segundo o estudo, esse excesso não traz nenhum benefício adicional.

No entanto, mesmo o consumo moderado de café (1 xícara por dia) foi associada com uma redução de 5-6% no risco de morte, que mostra que, mesmo uma pequena quantidade é suficiente para ter efeito.

Porém, a bebida deve ser tomada sem açúcar

Isso porque se você toma muito café durante o dia combinado com açúcar, pode ser um grande problema para a sua dieta e para a sua saúde.

O ideal é tomar puro, mas se você acha que não consegue, comece diminuindo a quantidade do açúcar, ou experimente trocá-lo por um adoçante natural.

Então, se você não gosta de café, é bom que você repense a importância da bebida e considere incluí-la em sua alimentação. Que tal fazer uma pausa agora mesmo e tomar um café bem quentinho? Além de mais ânimo para o seu dia, você estará fazendo um enorme bem para a sua saúde!

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