Diolaser EUA
Diolaser
Olá! Entrar na
Minha Conta

Blog



Toxina Botulínica: Mitos e verdades sobre este procedimento

Toxina Botulínica: Mitos e verdades sobre este procedimento

A toxina botulínica se origina de uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Essa toxina é utilizada para prevenir ou amenizar rugas e linhas de expressão na região dos olhos (como pés de galinha), região da testa ou no espaço entre as sobrancelhas.

Essas marcas de expressão podem ser causadas pela contração dos músculos do rosto durante os anos, má alimentação, envelhecimento facial, tabagismo, exposição solar inapropriada etc. Por mais que existam cremes anti-rugas e outros produtos para este fim, a toxina butolínica traz resultados mais visíveis de forma mais rápida.

Ao ser injetada, a toxina botulínica atua como se fosse um bloqueador neuromuscular que impede as transmissões de estímulos dos neurônios para os músculos, inibindo a contração muscular de forma parcial ou completamente. Mesmo com esse bloqueio, com o tempo, o próprio organismo produz novas vias de transmissão, por isso, o efeito é considerado temporário.

Além do uso estético, a toxina botulínica também pode ser usada como tratamento de suor excessivo, espasmo hemifacial (quando metade do rosto sofre com repuxos), enxaqueca, estrabismo, rigidez muscular excessiva, dentre outros.

Separamos os mitos e verdades mais comuns a respeito da toxina botulínica, um dos tratamentos mais procurados em clinicas de estética, mas que ainda gera muitos questionamentos. Venha tirar suas dúvidas conosco!

 

- Os lábios aumentam de volume?

Mito. O procedimento relaxa a musculatura e trata as rugas causadas pela ação dos músculos faciais, mas não tem o poder de preenchimento ou de aumentar o volume.

 

- As expressões do rosto mudam após o tratamento?

Mito. Esse procedimento atua relaxando os músculos da região tratada. Os resultados são naturais e ajustados a cada paciente.

 

- Os efeitos não são imediatos?

Verdade. Os resultados são perceptíveis depois de 48 ou até 72 horas após a aplicação. Mas é após uma semana que os resultados são notados 100%.

 

- O rosto vai  perder o volume ao passar dos anos?

Verdade. Ao longo dos anos, perdemos o ácido hialurônico natural presente na pele e, por sua vez, o organismo perde sua capacidade de repor a substância, que deixa a pele mais hidratada e volumosa.

 

- Esse procedimento é dolorido?

Mito. O tratamento é praticamente indolor e normalmente feito com agulhas ultra finas, mas para pacientes mais sensíveis, pode ser utilizado um anestésico tópico local.

 

- A toxina botulínica tipo A pode substituir uma cirurgia plástica?

Mito. Mas a toxina tipo A pode complementar a cirurgia plástica, tornando-a menos invasiva. as aplicações podem postergar a necessidade de uma intervenção cirúrgica, pois além de atenuarem as rugas de expressão, podem prevenir o surgimento de novas rugas pela reeducação da mímica facial.

 

- Os cremes anti-rugas oferecem resultados similares ao tratamento com a toxina botulínica tipo A?

Mito. Apesar de muitos cremes prometerem resultados iguais aos obtidos com a aplicação de toxina botulínica tipo A, este é mais um mito. Primeiramente é importante reforçar que não existe nenhum creme com toxina botulínica tipo A em sua formulação. Além disso, os cremes agem superficialmente na pele, melhorando a hidratação e atenuando as rugas mais finas. Já a toxina atua diretamente no músculo responsável pela formação das rugas de expressão. Portanto, os cremes atuam de forma diferente e não são capazes de reproduzir resultados comparáveis à toxina botulínica tipo A.

 

- O intervalo é em média de um mês entre cada aplicação?

Mito. Os efeitos duram de 4 a 6 meses. Depois, o médico pode recomendar uma nova aplicação e a continuidade do tratamento. Ou, muitas vezes, o próprio paciente procura o seu médico antes deste prazo solicitando um novo tratamento. Se isso for possível, ele pode ser antecipado.

 

 - Não tem idade mínima para fazer esse tipo de tratamento pela primeira vez?

Verdade. Não existe uma idade mínima para o início do tratamento. O mais importante é ter a indicação apropriada para o tratamento.

 

GOSTOU? ENTÃO VÁ A UMA UNIDADE DIOLASER MAIS PRÓXIMA E FAÇA SUA AVALIAÇÃO TOTALMENTE GRATUITA.

Diolaser 2021 - Todos os direitos reservados.