Quando há um aumento da temperatura em um ambiente, ocorre um aumento da temperatura corporal. Para que a temperatura do organismo fique regulada, os vasos sanguíneos se dilatam, provocando a retenção de líquidos.
Devido a esse acúmulo de líquidos, vários membros do corpo – especialmente os inferiores – incham. Esse inchaço é mais comum entre grávidas e mulheres em fase pré-menstrual, por causa da alteração de alguns hormônios, como a progesterona.
O que é benéfico?
Enquanto o sal é um dos grandes vilões que contribuem com o inchaço, algumas frutas têm ação diurética. A melancia, por exemplo, ajuda a combater a retenção, o mamão e o kiwi auxiliam no funcionamento do intestino, já o abacaxi melhora a digestão de proteínas no corpo.
Além das frutas, as verduras e legumes verdes de tons escuros também auxiliam na retirada do sódio. Alguns exemplos são a chicória e o brócolis, a cenoura e a beterraba são ótimos antioxidantes e também diminuem a retenção dos líquidos.
Além da introdução de vegetais e frutas na dieta, quem quer parar de acumular líquidos pode substituir alguns alimentos por outros. O sal, por exemplo, pode ser suprido por salsa, cebolinha e limão para o tempero de alimentos.
Já o arroz branco pode ser substituído pelo arroz integral. O integral é 70% composto de água e ele ainda tem bastante fibra, o que auxilia na digestão.
Vale lembrar que, além de aderir a uma alimentação mais leve e balanceada, é importante praticar atividades físicas regulares para ativar a circulação sanguínea.